alcoutim
Portugal

Escapadinha de verão para o Interior do Algarve e Alentejo

A nossa sugestão para uma escapadinha de verão para o interior alentejano permite fugir ao reboliço do verão algarvio, mas sem esquecer que estamos no verão e que se quer banhos, descanso e sol. No entanto o interior alentejano pode oferecer isso tudo e muito mais.

Iremos sair do Algarve em direção a Alcoutim. A estrada que liga Castro Marim a Alcoutim (A IC27) encontra-se em excelentes condições e como é normal nos passeios para o interior algarvio, tem pouco trânsito.

 

[zt_title type=”single-bottom”]Alcoutim[/zt_title]

alcoutimChegados a Alcoutim podemos visitar a excelente praia fluvial que se encontra na vila, junto das margens do Rio Guadiana. Mas Alcoutim não se esgota com a praia. Pode-se fazer uma visita às ruinas do seu Castelo, aproveitar as vistas para a aldeia espanhola de Sanlúcar e passar a fronteira na primeira tirolesa transfronteiriça do Mundo em apenas 50 segundos. Sim é possível. O bilhete inclui a passagem de barco entre as margens e em Sánlucar iremos ser encaminhados para a plataforma de lançamento que se encontra a 100 metros. Depois é só aproveitar o passeio por cima do rio e dos barcos que ali se encontram ancorados. A reserva pode ser feita no endereço www.limitezero.com.
Não se esqueça de aproveitar os magnificos pratos que a cozinha algarvia desta pequena vila tem para oferecer.
Continuando pela mesma estrada iremos chegar a Mértola. Depois seguimos a estrada em direção ao Alentejo e à pequena vila de Mértola.

[zt_title type=”single-bottom”]Mértola[/zt_title]

Mértola situa-se sobranceiro sobre o Rio Guadiana, terminando aqui a parte navegável do Rio. Lá no alto o seu Castelo, com ar imponente permite observar a geografia bastante irregular desta zona de serra. Mais uma vez, impõe-se uma visita ao castelo e uma caminhada pelas suas muralhas aproveitando o percurso junto às margens do Guadiana. Sendo uma vila alentejana, em Mértola não faltam boas sugestões para degustar as especialidades deste cantinho alentejano. As migas, os gaspachos, o Javali, o porco preto, os queijos e todas as outras especialidades não faltam nas ementas dos vários restaurantes da vila.
Em Mértola pode começar por dar uns mergulhos no Rio Guadiana. Sim, no Rio Guadiana, numa zona calma, formada pelos seus moinhos de água e agora recuperado como parque de lazer e de piquenique. No entanto é uma zona sem vigilância e de campismo selvagem.

[zt_gallery dir=”images/blog/mertolaesc” width=”640″ height=”480″ thumbwidth=”100″ thumbheight=”100″][/zt_gallery]

[zt_title type=”single-bottom”]Mina de São Domingos[/zt_title]

praia minaA poucos quilómetros de Mértola, pela N265 irá encontrar a pequena vila da Mina de São Domingos e logo à entrada a sua praia Flúvial. Ao chegar pode pensar que está a sofrer de uma insolação e que pode estar a ver uma miragem. Não é mesmo real. A Praia Flúvial da Mina de São Domingos tem animação, tem areia, tem desportos aquáticos, bar de praia, sombras e muita, muita água. Este é um local para usufrir o máximo que puder.
A Mina de São Domingos é também um museo ao ar livre. Durante a manhã ou ao final da tarde aproveite para percorrer a zona de exploração da antiga Mina de São Domingos, visite o Museu e a casa do Mineiro.
Pode começar a visita pela lagoa de águas contaminadas resultante da exploração de metais. O restante percurso deve ser feito de carro ou de BTT já que tem alguns quilómetros. O percurso acompanha aquela que foi a primeira linha de comboio privada de Portugal e que ligava a Mina de São Domingos ao Pomarão (nas margens navegáveis do do Rio Guadiana). Toda a zona da mina e o percurso que segue a antiga linha encontra-se desprovida de vegetação e são visiveis as ruinas das antigas fábricas que faziam o tratamento do minério extraído da mina.

[zt_gallery dir=”/blog/sao_domingos/” width=”640″ height=”480″ thumbwidth=”100″ thumbheight=”100″][/zt_gallery]

Para pernoitar enumeramos duas opções. O Alentejo Star Hotel mesmo na Mina de São Domingos e o Cantar do Grilo, a 15 min em direção a Serpa. O Alentejo Star Hotel conta com um observatório de estrelas privado e piscina. O Cantar do Grilo oferece a imensidão das paisagens alentejanas numa propriedade de quatro quartos e piscina.

 

[zt_title type=”single-bottom”]Serpa[/zt_title]

Tendo ficado alojado na Mina ou no Cantar do Grilo, sugerimos ainda uma visita a serpa (a trinta minutos da Mina de São Domingos) onde o seu centro histórico encontram-se dentro das muralhas que serviam para defender a cidade das ameaças. Serpa deve ser visitado de manhã ou ao final do dia já que o calor durante o verão pode tornar a visita menos agradável. É também um local com excelentes opções para o Almoço e o Jantar. Aproveite as várias opções que lhe permite degustar a comida típica alentejana, deguste o famoso queijo de Serpa e nas noites de verão aproveite as esplanadas das várias cervejarias.

[zt_gallery dir=”/blog/serpaesc/” width=”640″ height=”480″ thumbwidth=”100″ thumbheight=”100″][/zt_gallery]

Para regressar da sua escapadinha ao Alentejo pode sempre voltar para trás ou entrar em Espanha, na Zona de Serpa, dar um salto a Aracena e visitar a famosa Gruta de las Maravillas. Depois é descer em direção a Huelva e depois voltar a entrar no Algarve na fronteira de Vila Real de Santo António.

[zt_title type=”single-border”]Hoteis populares em Serpa[/zt_title]

{source}
<cpnb data-cpnb-cookie-category-id=”third-cookies”><script async src=”//www.travelpayouts.com/blissey/scripts_en.js?categories=popularity&id=4919&type=compact&currency=eur&host=search.hotellook.com&marker=59287.&limit=10″ charset=”UTF-8″></script></cpnb>
{/source}

[zt_title type=”single-border”]Compare preços para a sua estadia no Alentejo[/zt_title]  

[zt_box_content][zt_box_content_item boxBgColor=”#ebe8e8″ iconColor=”#2c2c2c” iconBgColor=”#000000″ iconBorder=”0″ iconBorderColor=”#f26c4f” iconSize=”0″ iconTop=”0″ iconBottom=”0″ iconFontSize=”0″ title=”Pesquise e compare preços de voos” link=”http://www.scannertrip.com/flight” linkText=”Pesquise agora” linkColor=”#ffffff” linkBgColor=”#f26c4f” linkColorHover=”#333333″ linkBgColorHover=”#eeeeee” column=”6″]Ferramenta que pesquisa e compara preços de voos[/zt_box_content_item][zt_box_content_item boxBgColor=”#ebe8e8″ iconColor=”#2c2c2c” iconBgColor=”#000000″ iconBorder=”0″ iconBorderColor=”#f26c4f” iconSize=”0″ iconTop=”0″ iconBottom=”0″ iconFontSize=”0″ title=”Pesquisa e compara preços de estadias” link=”http://www.scannertrip.com/hotel” linkText=”Pesquise agora” linkColor=”#ffffff” linkBgColor=”#f26c4f” linkColorHover=”#333333″ linkBgColorHover=”#eeeeee” column=”6″]Com esta ferramenta pode pesquisar e comparar preços em vários websites ao mesmo tempo[/zt_box_content_item][/zt_box_content]

 [zt_columns][zt_column md=”6″] Booking.com

[/zt_column][zt_column md=”6″] Booking.com

[/zt_column][/zt_columns]

[zt_box_content][zt_box_content_item boxBgColor=”#9acadc” iconColor=”#2c2c2c” iconBgColor=”#000000″ iconBorder=”0″ iconBorderColor=”#f26c4f” iconSize=”0″ iconTop=”0″ iconBottom=”0″ iconFontSize=”0″ title=”Rent-a-car” link=”http://www.scannertrip.com/car” linkText=”Pesquise agora” linkColor=”#ffffff” linkBgColor=”#f26c4f” linkColorHover=”#333333″ linkBgColorHover=”#eeeeee” column=”6″]Compare preços para as diferentes companhias[/zt_box_content_item][zt_box_content_item boxBgColor=”#9acadc” iconColor=”#2c2c2c” iconBgColor=”#000000″ iconBorder=”0″ iconBorderColor=”#f26c4f” iconSize=”0″ iconTop=”0″ iconBottom=”0″ iconFontSize=”0″ title=”Transfers” link=”https://kiwitaxi.com/en?pap=583b4ebc51428&pap_bid=9d5fea66″ linkText=”Pesquise agora” linkColor=”#ffffff” linkBgColor=”#f26c4f” linkColorHover=”#333333″ linkBgColorHover=”#eeeeee” column=”6″]Com kiwitaxi vai encontrar o transfer que necessita[/zt_box_content_item][/zt_box_content]

{source}
<div id=”_mcePaste” class=”mcePaste” data-mce-bogus=”1″ style=”position: absolute; left: 0px; top: 2835px; width: 10px; height: 10px; overflow: hidden;”>
<h2 style=”text-align: justify; padding-left: 5px; padding-right: 5px;”>Interior do algarve e os seus hotspots para as férias.</h2>
<h2>Encontra informação sobre as praias fluviais do Algarve e Alentejo.</h2>
<h2>Como passar a fronteira entre Portugal e Espanha numa corda.</h2>
<h2>Explorar a Mina de São Domingos e a sua paisagem.</h2>
<h2>Siga o rio Guadiana até ao Alentejo e nade nele.</h2>
</div>
{/source}

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *